Torres

11 de out. de 2021 Subestação Xanxerê celebra 46 anos

Hoje (11/10), a Subestação Xanxerê completa 46 anos de operação comercial. A unidade possui quatro transformadores de 150 MVA, totalizando 600 MVA de capacidade, sendo responsável pelo abastecimento das regiões Oeste e Extremo Oeste de Santa Catarina.

Por meio do Sistema Interligado Nacional (SIN), a subestação abastece cidades como Concórdia, Chapecó, Xanxerê, São Miguel do Oeste, Itapiranga, São José do Cedro e Dionísio Cerqueira. Além disso, serve como interconexão energética de três hidrelétricas: Passo Fundo (Engie), Foz do Chapecó (Foz do Chapecó Energia) e Salto Osório (Engie).

Passam pelo empreendimento da CGT Eletrosul as linhas de transmissão de 230 kV Pato Branco, Salto Osório, Passo Fundo, circuitos 1 e 2, e Foz do Chapecó, circuitos 1 e 2; e a linha de interligação Xanxerê Celesc, circuitos 1, 2, 3 e 4, de 138 kV – todas pertencentes à CGT Eletrosul. A subestação é telecontrolada pelo Centro Regional de Operação de Areia, localizado em Pinhão (PR). Já os serviços são executados pelo Setor de Manutenção Centralizada da Regional do Oeste.

Está em andamento na Subestação Xanxerê a implantação de dois módulos e linha de transmissão que ligará a SE Itá. O novo empreendimento da CPFL Energia está localizado a 40 quilômetros do município de Chapecó.

Subestação abastece as regiões Oeste e Extremo Oeste de Santa Catarina

Assessoria de Imprensa | CGT Eletrosul