Usina

Notícias A- A+

18 de mar. de 2022 Subestação Passo Fundo celebra 49 anos

Considerada essencial para a disponibilidade energética do Noroeste Gaúcho, a Subestação Passo Fundo completa 49 anos de operação comercial hoje (18/03). Detentora de 168 MVA de potência instalada, no município Entre Rios do Sul (RS), a unidade é mantida pela Regional de Manutenção do Oeste (SC), sendo controlada remotamente pelo Centro Regional de Operação de Areia (PR).

Seguindo o planejamento de atividades no empreendimento, ainda no primeiro semestre, está previsto o início de obras de pequeno porte. As melhorias estão relacionadas à substituição de três disjuntores de 230 kV, bem como de outros quatro de 138 kV. Os dispositivos serão trocados por novos equipamentos. Além disso, também será efetivada a substituição de seis transformadores de potencial 230 kV das barras A e B.

A Subestação Passo Fundo é conectada ao Sistema Interligado Nacional (SIN) e conta com oito linhas de transmissão de 230 kV: UHE Passo Fundo 1 e 2, Xanxerê 1 e 2, Nova Prata 2, circuitos 1 e 2, Guarita e Santa Marta. Já as LTs de 138 kV (Erechim e UHE Monjolinho), completam a operação do empreendimento.
 


Unidade receberá obras de melhoria no primeiro semestre.

voltar        topo da página

CGT Eletrosul
Rua Deputado Antônio Edu Vieira, 999 - Pantanal - Florianópolis - SC.
Telefone: (48) 3231-7000
  • Siga-nos pelo Facebook
  • Siga-nos pelo Twitter
  • Siga-nos pelo Youtube
  • Siga-nos pelo Instagram
  • Siga-nos pelo Youtube