Megawatt

Notícias A- A+

30 de abr. de 2022 Subestação Londrina celebra 34 anos

Essencial para o abastecimento da região Norte Pioneiro paranaense, a Subestação Londrina (PR) completa, neste sábado (30/04), 34 anos de operação comercial. Vinculado ao Sistema Interligado Nacional (SIN), o empreendimento está localizado na cidade homônima e conta com 2.016 MVA de potência instalada.

Responsável pela supervisão e pelo manejo da interligação Sul e Sudeste da CGT Eletrosul, e uma das principais fontes de entrada de energia no Mato Grosso do Sul, a unidade tem conexão com as mais importantes hidrelétricas do rio Iguaçu e com Itaipu, por meio da Subestação Ivaiporã, e com a Termelétrica de Figueira (Copel). Em 2021, ocorreu no empreendimento o seccionamento do circuito Apucarana 1, criando a LT Londrina – Londrina Sul. No total, 14 linhas de transmissão passam pela subestação. São quatro no setor de 525 kV: Ivaiporã 1 (CGT Eletrosul); Assis 1 (Taesa); Assis 2 e Ivaiporã 2 (Copel). No pátio de 230 kV, são dez: Maringá 1, Londrina 1 e 2, Londrina Sul e Ibiporã 1 e 2 (CGT Eletrosul); Figueira 1 e 2, e Apucarana 2 (Copel); e Maringá 2 (ATE V).

A subestação é controlada pelo Centro Regional de Operação e os serviços são coordenados pela equipe do Centro Regional de Manutenção e Apoio à Operação, ambas unidades da CGT Eletrosul no município de Londrina.


Empreendimento abastece região Norte Pioneiro do Paraná

voltar        topo da página

CGT Eletrosul
Rua Deputado Antônio Edu Vieira, 999 - Pantanal - Florianópolis - SC.
Telefone: (48) 3231-7000
  • Siga-nos pelo Facebook
  • Siga-nos pelo Twitter
  • Siga-nos pelo Youtube
  • Siga-nos pelo Instagram
  • Siga-nos pelo Youtube