All

Notícias A- A+

14 de abr. de 2022 Subestação Ijuí 2 celebra nove anos de operação comercial

Considerada um dos principais empreendimentos na transmissão de energia elétrica do Noroeste gaúcho, a Subestação Ijuí 2 celebra, hoje (14/04), nove anos de operação comercial. A unidade possui três transformadores que totalizam 249 MVA de potência instalada.

Cruzam pelo empreendimento dois módulos de linhas de transmissão de 230 kV, os quais possibilitam conexões com o Sistema Interligado Nacional (SIN): Santo Ângelo 2 e Usina Hidrelétrica Passo Real - ambos da CEEE. Há, igualmente, um setor de 69 kV que conta com as ligações: Departamento Municipal de Energia Elétrica de Ijuí (Demei), Panambi 2 (Hidropan), Ceriluz e Ijuí 1 (RGE) – que se conecta com uma das subestações da CEEE. Ao longo de 2021, passou por duas extensões em seu perímetro: ampliação "A", referente à instalação do terceiro transformador trifásico, de 230/69-13,9 kV, 83 MVA, e respectivos módulos de conexão (230 kV e 69 kV) nos arranjos barra dupla a quatro chaves e barra principal e transferência; e ampliação "B", com a implantação de um módulo de entrada de linha 69 kV, arranjo barra principal e transferência, referente à LI Ceriluz 3 - Ijuí 2 (Ceriluz).

A subestação é telecontrolada pelo Centro Regional de Operação de Areia, no Paraná. Já os serviços são de responsabilidade do Centro Regional de Manutenção e Apoio à Operação de Santo Ângelo, no Rio Grande do Sul.


Fundamental para região Noroeste do Rio Grande do Sul (Foto: Cleusa Frese)

voltar        topo da página

CGT Eletrosul
Rua Deputado Antônio Edu Vieira, 999 - Pantanal - Florianópolis - SC.
Telefone: (48) 3231-7000
  • Siga-nos pelo Facebook
  • Siga-nos pelo Twitter
  • Siga-nos pelo Youtube
  • Siga-nos pelo Instagram
  • Siga-nos pelo Youtube