All

Notícias A- A+

21 de jul. de 2022 Subestação Digital: visita técnica ao projeto piloto em Santa Catarina

Em Palhoça (SC), o Projeto Piloto de Subestação Digital da CGT Eletrosul recebeu visita técnica de participantes do III OMICRON Electronics User Meeting Event , seminário que reúne profissionais de sistemas de Proteção, Automação e Controle. Neste ano, o evento teve como foco o monitoramento de ativos, segurança cibernética e subestações digitais.

No dia 8 de julho, a CGT Eletrosul apresentou seu projeto piloto a 38 representantes de empresas de diversos países: Chile, Peru, Argentina, Colômbia e El Salvador. A recepção dos visitantes envolveu profissionais da Divisão de Engenharia de Manutenção de Proteção, Controle e Automação e da Regional de Manutenção de Santa Catarina. A iniciativa está no escopo das atividades desenvolvidas pelo Grupo de Trabalho sobre Subestações Digitais.

O projeto piloto, que recém foi instalado, tem como objetivo a preparação da empresa para a operação e manutenção com a tecnologia de subestações digitais, baseadas na norma IEC 61850 (com o uso de Process Bus e LPITs). O conceito refere-se à digitalização de todos os sinais de pátio de uma subestação, substituindo quilômetros de cabos de cobre utilizados atualmente. A OMICRON foi uma das empresas parceiras na implantação do projeto, por meio do fornecimento de produtos para testes, diagnósticos e monitoramento de ativos.

Este projeto é extremamente relevante para a jornada de implementação de subestações digitais pela CGT Eletrosul. Através dele verifica-se a maturidade dos produtos dos fornecedores, a aplicação dos conceitos da norma, os impactos nos processos e o contato das equipes técnicas para promover domínio das novas soluções. Além disso, fortalece as parcerias futuras e serve de benchmarking para empresas do setor. Ações como esta reforçam o caráter inovador da CGT Eletrosul e a prioridade na aplicação de novas tecnologias, fundamentais para melhorias técnicas e empresariais.


Especialistas conheceram iniciativa inovadora da CGT Eletrosul
(Foto: Danilo Alves)

voltar        topo da página

CGT Eletrosul
Rua Deputado Antônio Edu Vieira, 999 - Pantanal - Florianópolis - SC.
Telefone: (48) 3231-7000
  • Siga-nos pelo Facebook
  • Siga-nos pelo Twitter
  • Siga-nos pelo Youtube
  • Siga-nos pelo Instagram
  • Siga-nos pelo Youtube