Torres

Notícias A- A+

22 de abr. de 2022 Subestação Biguaçu comemora 14 anos de operação comercial

Elencada como uma das grandes potências na região da Grande Florianópolis, em Santa Catarina, a Subestação Biguaçu completa, nesta sexta-feira (22/04), 14 anos de operação comercial. Foi inaugurada em 2008, como propriedade da SPE SC Energia, sendo incorporada à CGT Eletrosul anos depois. Faz conexão ao Sistema Interligado Nacional (SIN) e, atualmente, comporta 2.616 MVA de potência instalada. Cruzam por seu perímetro duas linhas de transmissão de 525 kV, quatro de 230 kV e seis de 138 kV.

O empreendimento foi concebido como um projeto de reforço do sistema elétrico no Litoral catarinense, a fim de evitar episódios como o blecaute que deixou a área insular da Capital sem energia por quase 52 horas, em 2003. Ele conta com três bancos de autotransformadores, quatro autotransformadores, três bancos de reatores e um de capacitores. A Subestação Biguaçu é telecontrolada pelo Centro Regional de Operação de Blumenau, e tem seus serviços executados pela Regional de Manutenção de Santa Catarina.

Ainda no primeiro semestre de 2022, a unidade segue com a execução de ampliações: entrada de linha 525 kV, arranjo DJM, referente à LT 525 kV Biguaçu - Itajaí 2 (Neoenergia); e duas entradas de linha 230 kV arranjo BD4C referente às LTs 230 kV Biguaçu - Ratones C1 e C2 (CTEEP). Ambas compõem o Plano Diretor de Melhorias e Reforços, além de atividades vinculadas aos Contratos de Compartilhamento de Instalações, com as acessantes Neoenergia e CTEEP.


Fundamental para a região da Grande Florianópolis (Foto: Hermínio Nunes)

voltar        topo da página

CGT Eletrosul
Rua Deputado Antônio Edu Vieira, 999 - Pantanal - Florianópolis - SC.
Telefone: (48) 3231-7000
  • Siga-nos pelo Facebook
  • Siga-nos pelo Twitter
  • Siga-nos pelo Youtube
  • Siga-nos pelo Instagram
  • Siga-nos pelo Youtube