All

4 de out. de 2021 Recuperação de LTs no Mato Grosso do Sul

Foi concluído com agilidade o trabalho de restabelecimento do sistema de transmissão de energia danificado pelas fortes chuvas, acompanhadas por rajadas de vento de alta intensidade, que atingiram a região entre os municípios de Campo Grande e Ribas do Rio Pardo, no Mato Grosso do Sul.

Na tarde do dia 15 de setembro, o fenômeno climático provocou a queda de 11 torres, além de comprometer parcialmente uma estrutura. O sistema impactado integra o conjunto de linhas de transmissão de 138 kV Campo Grande - Mimoso, circuitos 1 (Energisa), 2, 3 e 4 (CGT Eletrosul). Não houve corte de carga.

Rapidamente, a CGT Eletrosul mobilizou mais de 60 profissionais das Regionais de Manutenção do Mato Grosso do Sul, Santa Catarina, do Oeste, do Rio Grande do Sul e do Paraná, e da equipe de Engenharia de Manutenção de Linhas de Transmissão, para o restabelecimento dos circuitos. As atividades contaram, também, com o importante suporte das equipes Administrativas, de Segurança, de Logística e de Telecomunicações.

Superação

Foram necessários 10 dias de trabalho para a recuperação do sistema de transmissão danificado. Considerando que 12 torres foram afetadas, as ações da CGT Eletrosul resultaram no restabelecimento de mais de uma estrutura por dia, em média.

Durante o atendimento da ocorrência emergencial, a temperatura na região atingiu cinco graus a mais do que o normal, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). As equipes atuaram sob calor intenso, que alcançou o pico de 43ºC, sendo uma das principais dificuldades enfrentadas, demonstrando resiliência, superação e a reconhecida qualidade técnica dos profissionais.

A CGT Eletrosul demonstrou o comprometimento da empresa com a agilidade da normalização dos ativos de transmissão e o alto desempenho de seu corpo funcional ágil e engajado na solução desta ocorrência emergencial.

Assessoria de Imprensa | CGT Eletrosul

(48) 3231-7588 | imprensa@cgteletrosul.gov.br