Usina

Notícias A- A+

19 de jul. de 2022 Profissionais se destacam na Olimpíada Nacional de Inovação em Energia

No dia 30 de junho, foi realizada a final da  III Olimpíada Nacional de Inovação em Energia , promovida pelas Empresas Eletrobras. A cerimônia utilizou o formato de Demoday, no qual equipes apresentaram aos jurados projetos com foco em transição energética. As propostas finalistas receberão investimentos para desenvolver protótipos, validar hipóteses e se tornarem novos negócios, por meio de programas de aceleração.

Durante a Olimpíada, foram mais de 300 ideias geradas, 34 instituições envolvidas, 25 times formados. No total, seis profissionais da CGT Eletrosul participaram do processo. Nove soluções chegaram à fase final e, entre seus idealizadores, estavam dois empregados da empresa.

As três equipes vencedoras apresentaram, respectivamente, projetos de big data para eficiência energética em comércios (Score Energy), robôs autônomos para manutenção de placas solares (Clean Tech) e inteligência artificial em usinas termelétricas (Smart Track). Reconhecida com o prêmio de primeiro lugar, a solução Score Energy, foi idealizada pelo grupo de Cássio Hallmann Weyh, técnico de equipamentos do Centro Regional de Manutenção e Apoio à Operação de Farroupilha, no Rio Grande do Sul. Também esteve entre os finalistas o grupo do técnico em proteção Rogério Delgado do Nascimento, da Regional de Manutenção do Mato Grosso do Sul. Participaram, ainda, das formações Roniere Henrique de Oliveira da Divisão de Engenharia de Proteção e Controle, Jackson David Boldrini da Regional e Manutenção do Oeste, Edson Jair Pfluck da Regional de Manutenção do Paraná e Milene Jaeger da Assessoria de Gestão Empresarial.

Na etapa final, a CGT Eletrosul esteve representada entre os jurados, com Bruno Koech Lisboa, engenheiro mecânico e especialista em energias renováveis da Gerência de Projeto de Pesquisa e Desenvolvimento.

Cássio Weyh, integrante do grupo que conquistou o primeiro lugar no pódio da Olimpíada Nacional de Inovação em Energia, destaca como principal qualidade do evento a integração e a oportunidade de conhecer o trabalho desenvolvido nas outras subsidiárias da Eletrobras. O profissional considera que resultados como este atestam a necessidade de ampliação da interação entre as pessoas para promover inovações voltadas ao setor elétrico brasileiro, além de ressaltar a importância da Eletrobras no atendimento aos ODS.

Criada em 2020 a partir de um programa de intraempreendedorismo, a Olimpíada prepara profissionais, estudantes e empreendedores para atuação de forma colaborativa na identificação de oportunidades e desenvolvimento de soluções em descarbonização, descentralização e digitalização no setor de energia. A iniciativa promoveu treinamento intensivo com mais de 56 horas de duração. As atividades seguiram metodologia própria que vem sendo aprimorada há mais de seis anos por Furnas.

O evento conta com o apoio do Programa de Aceleração de Ecossistemas de Inovação do Instituto de Tecnologia de Massachusetts, Innovation Latam, Booming Tech Hub, Finxi e Biz Hub. Sendo executado pela Fábrica de Startups em parceria com SK Aprendizagem e Energy Hub.

voltar        topo da página

CGT Eletrosul
Rua Deputado Antônio Edu Vieira, 999 - Pantanal - Florianópolis - SC.
Telefone: (48) 3231-7000
  • Siga-nos pelo Facebook
  • Siga-nos pelo Twitter
  • Siga-nos pelo Youtube
  • Siga-nos pelo Instagram
  • Siga-nos pelo Youtube