Usina

4 de mai. de 2022 Hidrelétrica Jirau recebe extensão de concessão para 2045

A Hidrelétrica Jirau (3.750 MW), localizada no Rio Madeira, em Porto Velho,  recebeu a homologação da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) para extensão do prazo de concessão em mais 847 dias. O encerramento estava previsto para agosto de 2043, passando para dezembro de 2045. A CGT Eletrosul detém participação de 20% na Jirau Energia, empresa responsável pelo empreendimento.

São mais dois anos e quatro meses de receitas que contribuem significativamente para o equilíbrio econômico-financeiro do projeto. O ressarcimento previsto na Lei 14.120/2020 visa compensar os geradores hidrelétricos que foram impactados entre os anos 2012 e 2020 por conta de atrasos na construção de linhas de transmissão do Complexo Madeira e de escoamento de Belo Monte, de geração térmica fora da ordem de mérito, além de outros fatores que reduziram involuntariamente a geração das usinas hidrelétricas do Mecanismo de Realocação de Energia (MRE).