All

1 de jun. de 2022 Finalizada primeira etapa de recapacitação de LTs no RS

Em maio, foi devolvida para a operação comercial a Linha de Transmissão Monte Claro – Nova Prata 2 Circuito 2 (230 kV), com capacidade ampliada. As atividades começaram em 21 de abril, sendo necessário o desligamento da LT para a substituição dos cabos condutores e dos para-raios. Nesta recapacitação, que ocorreu na Serra Gaúcha, não foi necessária a substituição de torres existentes.

O empreendimento total envolve a recapacitação das linhas de transmissão Monte Claro - Nova Prata 2 - Vila Maria - Passo Fundo Circuitos 1 e 2 (230 kV) e foi autorizado pela Aneel, por meio da resolução n° 8.795/2020. Os serviços abrangem os municípios de Veranópolis, Fagundes Varela, Vila Flores e Nova Prata, localizados no Rio Grande do Sul. O investimento total é de aproximadamente R$ 131 milhões, envolvendo o projeto, o fornecimento e a construção. O projeto prevê a substituição dos cabos condutores (aproximadamente 1.400 toneladas de cabo em liga de alumínio) e cabos para-raios, além de 62 torres ao longo dos 458 quilômetros das seis linhas de transmissão. A recapacitação elevará a capacidade para 232 MVA em regime de longa e 292 MVA em regime de curta duração.

A Receita Anual Permitida (RAP) adicional do projeto é de R$ 17,5 milhões, com o prazo da Aneel estabelecido para maio de 2023. Neste projeto, há um bônus acrescentado com RAP dobrada para cada mês entregue com antecedência. A CGT Eletrosul trabalha com a meta de finalização do empreendimento até o dia 30 de novembro de 2022. Isso incrementaria de maneira significativa a Taxa Interna de Retorno (TIR). A empresa acompanha rigorosamente as atividades, a fim de assegurar a qualidade e segurança nos trabalhos e dar suporte junto às negociações com o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), para os desligamentos e intervenções necessárias.

Primeira fase da recapacitação da LT 230 kV Monte Claro – Nova Prata 2 Circuito 2
(Foto: Charles Dalprá)