Torres

Notícias A- A+

26 de mai. de 2022 Estudos avaliam qualidade do ar na região da UTE Candiota

A série de notícias referentes ao Programa de Biomonitoramento Ambiental retorna nesta semana com o tema avaliação da qualidade do ar. O assunto integra a sequência da pesquisa realizada no entorno da Termelétrica Candiota, no Rio Grande do Sul, com o objetivo de avaliar as variáveis biológicas da região, parte da condicionante da Licença de Operação 991/2010 - 1ª Renovação.

O trabalho é desenvolvido pela Fundação Luiz Englert , sob o gerenciamento da CGT Eletrosul por meio do Departamento de Gestão Ambiental e Fundiária e supervisão da Divisão de Gestão Ambiental da Usina Termelétrica de Candiota. O estudo é realizado por dois tipos de biomonitoramento: o passivo, no qual foram selecionadas plantas herbáceas  biomonitoras nativas da região; e o ativo, desenvolvido com a exposição de espécies de líquens coletados em áreas fora da influência da usina e com baixa poluição atmosférica.

Os vegetais são utilizados na avaliação da qualidade do ar, pois absorvem os poluentes através das raízes - quando se depositam no solo - e os gases da atmosfera, por meio dos estômatos das folhas. Foram identificados padrões de distribuição de elementos nas estações amostrais, em valores mensurados inferiores aos encontrados na literatura. O monitoramento ainda permite o reconhecimento da influência de outras atividades no ecossistema local.


Exposição de espécies de líquens na Vila Operária (Fotos: Fundação Luiz Englert)

VEJA O HISTÓRICO DA SÉRIE:

1ª Edição:
CGT Eletrosul e UFRGS realizam biomonitoramento ambiental na UTE Candiota

2ª Edição:
Biomonitoramento de ambiente aquático na região da UTE Candiota

3ª Edição:
Pesquisa avalia qualidade da água na região da UTE Candiota

4ª Edição:
Biomonitoramento ambiental terrestre na UTE Candiota

 

voltar        topo da página

CGT Eletrosul
Rua Deputado Antônio Edu Vieira, 999 - Pantanal - Florianópolis - SC.
Telefone: (48) 3231-7000
  • Siga-nos pelo Facebook
  • Siga-nos pelo Twitter
  • Siga-nos pelo Youtube
  • Siga-nos pelo Instagram
  • Siga-nos pelo Youtube