Megawatt

Notícias A- A+

25 de nov. de 2021 Estudo técnico sobre os desafios na digitalização de disjuntores

Entre os trabalhos apresentados por empregados da CGT Eletrosul no XV Seminário Técnico de Proteção e Controle, promovido pela CIGRE Brasil, destaca-se a participação de José Fernando Peter Vaniel, profissional da Divisão de Engenharia de Proteção e Controle.

O engenheiro eletricista José Vaniel apresentou um trabalho que repercutiu a iniciativa da CGT Eletrosul em estudar e capacitar seus empregados para que, futuramente, possam realizar a implantação de instalações totalmente digitais.  Seu artigo técnico tem como tema “Desafios na Digitalização de Disjuntores de Alta Tensão para Aplicações de Proteção, Controle e Supervisão em Subestação Full Digital”. 

O equipamento escolhido como foco das análises foi o disjuntor. Na literatura, notou-se conceitos inovadores na solução do controlador de disjuntor, alinhados à norma IEC 62271–3, a qual define a digitalização dos equipamentos de manobra baseada em interface digital IEC 61850. Na estratégia aos estudos da subestação full digital, com o objetivo de definir como devem ser concebidos os equipamentos de pátio, tais como disjuntores, seccionadoras, transformadores e reatores, constituiu-se um grupo de trabalho multidisciplinar.

O trabalho citado teve participações de Mateus Alexandrino, Antonio José Guglielmi Filho, Gonzalo Humeres Flores, João Luiz Aroldi, Túlio Luiz dos Santos, Carlos Eduardo Paghi, Guilherme Gracino Mazarin, Guilherme Belloli Réos, Maurício Barcelos Couto e Dilney César Bitencourt Pereira Júnior.

 

Assessoria de Imprensa | CGT Eletrosul

(48) 3231-7588 | imprensa@cgteletrosul.gov.br

 

voltar        topo da página

CGT Eletrosul
Rua Deputado Antônio Edu Vieira, 999 - Pantanal - Florianópolis - SC.
Telefone: (48) 3231-7000
  • Siga-nos pelo Facebook
  • Siga-nos pelo Twitter
  • Siga-nos pelo Youtube
  • Siga-nos pelo Instagram
  • Siga-nos pelo Youtube