Usina

Notícias A- A+

4 de abr. de 2022 Destaque entre as melhores do setor elétrico brasileiro

Segundo o levantamento do Painel de Indicadores da Operação da Transmissão da Eletrobras, a CGT Eletrosul registrou, de maneira consecutiva, destaque no seu índice de Parcela Variável (PV), bem como no Indicador de Disponibilidade Operacional em Linhas de Transmissão (LT) e Transformadores (TR). O resultado, que reafirma a posição entre as melhores do setor elétrico brasileiro, foi emitido com base na avaliação anual, no período de janeiro a dezembro de 2021.

Vale destacar que, em 2020, ainda no auge do período pandêmico, a CGT Eletrosul também havia conquistado posição de notoriedade junto às outras concessionárias. Na época, a empresa confirmou seu excelente desempenho operacional, mesmo sob as aplicações de protocolos sanitários específicos.

PARCELA VARIÁVEL

Dentre as principais empresas de transmissão de energia do país, a CGT Eletrosul apresentou o terceiro melhor índice de PV. Com 0,84%, o percentual a classificou, igualmente, com o melhor desempenho entre as subsidiárias da Eletrobras. Além disso, ficou abaixo da meta estabelecida no Plano de Negócios e Gestão (PNG) 2021-2025 (1,15%), o qual propõe que quanto menor o valor, melhor.

Considerado o indicador mais importante em meio aos avaliados, a PV consiste em um desconto sobre a remuneração mensal das concessionárias, por indisponibilidade de ativos de transmissão. Esse mecanismo foi criado com o intuito de incentivar a qualidade dos serviços prestados, vinculando a disponibilidade das Funções de Transmissão à receita recebida pelas empresas. O acompanhamento da Parcela Variável feito pela Eletrobras é realizado com base em informações disponibilizadas pelas concessionárias ao Operador Nacional do Sistema Elétrico.

A baixa taxa de PV da CGT Eletrosul é resultado do esforço e do comprometimento com a qualidade na prestação do serviço de transmissão de energia. O reconhecimento reafirma a competência técnica do quadro de profissionais e valida as políticas de operação e manutenção adotadas pela companhia, consolidada como referência no setor elétrico nacional.

DISPONIBILIDADE OPERACIONAL

Na gestão de ativos pertencentes à Rede Básica, entre as Empresas Eletrobras, a CGT Eletrosul também apresentou destaque nos Indicadores de Disponibilidade Operacional, registrando o melhor índice em disponibilidade de linha de transmissão, com resultado de 99,97%, e com 99,92% de disponibilidade de transformadores – melhor aproveitamento junto com a Chesf.

Devido às características geográficas de onde está situada boa parte das instalações de transmissão da companhia – localidades pouco ou não habitadas, em meio a matas e cravadas em serras –, são inúmeros os desafios ambientais, climáticos e meteorológicos enfrentados para garantir disponibilidade e qualidade no fornecimento de energia. Ainda assim, o resultado supera a meta pactuada no PNG 2021 (99,90% para LT e 99,88% para TR).

A estrutura e logística operacional utilizadas pela empresa para as atividades de operação e manutenção permitem maior capilaridade em sua área de atuação, além de eficiência na prestação destes serviços, seja de ordem programada ou corretiva, condição fundamental para atingimento dos resultados verificados.

voltar        topo da página

CGT Eletrosul
Rua Deputado Antônio Edu Vieira, 999 - Pantanal - Florianópolis - SC.
Telefone: (48) 3231-7000
  • Siga-nos pelo Facebook
  • Siga-nos pelo Twitter
  • Siga-nos pelo Youtube
  • Siga-nos pelo Instagram
  • Siga-nos pelo Youtube