Usina

Notícias A- A+

16 de fev. de 2022 Composta CGT Eletrosul contribui com ODS

O projeto “Composta CGT Eletrosul – Energia que Transforma” já surtiu os resultados propostos desde sua implantação, em agosto de 2021, na Sede em Florianópolis (SC). Após seis meses, foram produzidos cerca de 1.000 kg de composto sólido, bem como 3.000 litros de composto líquido. 

A iniciativa é uma parceria da Divisão de Gestão e Manutenção Predial, Segurança Patrimonial e de Bens Patrimoniais e do Departamento de Gestão Ambiental e Fundiária, com orientação técnica do Centro de Estudos e Promoção da Agricultura de Grupo (CEPAGRO).

Todos os resíduos orgânicos direcionados à compostagem são provenientes do restaurante, das máquinas de café, das copas e dos serviços de jardinagem, que representam cerca de 1.500 kg todos os meses. Além disso, foi instalada uma horta no local, sendo cultivadas hortaliças, temperos, outros alimentos e flores. Desde o início, a intenção foi norteada para estabelecer como meta a redução de resíduos orgânicos destinados ao aterro sanitário de Biguaçu, na região da Grande Florianópolis. 

 

Destinação adequada de composto orgânico (Foto: Christian Teixeira)

CONSCIÊNCIA AMBIENTAL

Considerando que os resíduos orgânicos representam a maior fração do “lixo” enviado ao aterro sanitário nas cidades, vários são os benefícios do projeto, incluindo a redução da quantidade de resíduo enviada ao aterro, a valorização dos resíduos orgânicos e a reintrodução na cadeia produtiva, além da conscientização ambiental, produção de adubo natural, redução das emissões de Gases de Efeito Estufa, dentre outros. O projeto também reduz o uso de cerca de 400 sacos de lixo por mês, visto que as bombonas utilizadas são higienizadas e reutilizadas periodicamente. A ação é mais uma iniciativa da CGT Eletrosul em prol da sustentabilidade, contribuindo para o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 11, 12, 13 e 15, e para a meta de lixo zero definida pela Prefeitura Municipal de Florianópolis. 

Solo fértil oferece hortaliças e temperos orgânicos (Foto: Christian Teixeira)

voltar        topo da página

CGT Eletrosul
Rua Deputado Antônio Edu Vieira, 999 - Pantanal - Florianópolis - SC.
Telefone: (48) 3231-7000
  • Siga-nos pelo Facebook
  • Siga-nos pelo Twitter
  • Siga-nos pelo Youtube
  • Siga-nos pelo Instagram
  • Siga-nos pelo Youtube