Megawatt

11 de out. de 2021 CGT Eletrosul patrocina (A)Gentes do Riso

De repente, a dura rotina de procedimentos e cuidados médicos fica em segundo plano. No encontro com os palhaços do grupo (A)Gentes do Riso, o universo colorido e leve do brincar se abre para crianças de todas as idades do Hospital Infantil Joana de Gusmão, em Florianópolis (SC).

O projeto, patrocinado pela CGT Eletrosul por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, está de volta presencialmente, depois de um ano e meio de atividades à distância em razão da pandemia.

Palhaços levam alegria e diversão ao tratamento de crianças - Fotos Vanessa Soares

Há 10 anos, o grupo (A)Gentes do Riso, que faz parte da Traço Companhia de Teatro, estimula a energia do sorriso como aliada na recuperação de crianças em tratamento. São 12 palhaços que, até o mês de dezembro, vão realizar 20 “plantões” no Hospital Infantil Joana de Gusmão.

Devido à pandemia, no ano passado, eles não puderam comparecer presencialmente. Todas as apresentações e interações foram realizadas por videochamadas. Entretanto, no mês de setembro, eles retornaram ao ambiente hospitalar e seguirão semanalmente estimulando gargalhas com intervenções artísticas e visitas aos pacientes.

Para o coordenador do projeto, Egon Seidler, o retorno às atividades está sendo prazeroso e segue todos os protocolos de prevenção e segurança. “Ouvimos das pessoas que nossa presença traz fôlego e representa esperança. O riso está sempre conosco. É através dele que os (A)Gentes se movem com o abraço e o apoio fundamental da CGT Eletrosul, desde 2019. Uma empresa que dá respaldo e fortalece esse movimento”, destaca.

CUIDADO REDOBRADO

Todos os (A)Gentes utilizam máscaras, álcool gel e mantém o distanciamento. Além dessas medidas, eles também colocam em prática uma rotina de assepsia já conhecida pelos profissionais do grupo, como lavar as mãos com frequência e outros hábitos que previnem a contaminação no ambiente hospitalar.

Anteriormente, os palhaços visitavam os pacientes nas unidades e ambulatório. Devido à pandemia, a ação está sendo realizada na área aberta e de sol do hospital. No lugar onde são realizadas as intervenções artísticas, fitas coloridas lembram da distância necessária entre as pessoas.

Em caso de chuva, os encontros são realizados na sala de recreação. E para as crianças que não podem se deslocar, foi preparado um  programa divertido e interativo, do qual faz parte um jogo de tabuleiro. Mas, mesmo com o distanciamento, há a presença, o encontro, o olho no olho e muitas brincadeiras.

Encontros sde pacientes e A(G)entes do Riso são realizados na sala de recreação - Fotos Vanessa Soares

Assessoria de Imprensa | CGT Eletrosul

(48) 3231-7588 | imprensa@cgteletrosul.gov.br