Torres

Notícias A- A+

19 de nov. de 2021 CGT Eletrosul participa de Seminário Técnico de Proteção e Controle

Três empregados da CGT Eletrosul participaram virtualmente do XV Seminário Técnico de Proteção e Controle (STPC), promovido pelo Comitê de Proteção e Automação da CIGRE Brasil. O primeiro a palestrar no evento foi o engenheiro eletricista Pablo Humeres Flores, chefe do Setor de Supervisão Digital e Automação. Nas próximas semanas, abordaremos os trabalhos apresentados pelos empregados José Fernando Peter Vaniel e Giovanni Baptista Fabris. O evento foi realizado entre os dias 25 e 28 de outubro.

Pablo Humeres Flores apresentou um resumo do relatório do Grupo de Trabalho: GT A3.01 - Estudo e Disseminação das Tecnologias de Transformadores para Instrumentos de Baixa Potência (LPIT), que reuniu especialistas do Comitê de Estudos CE-A3 Equipamentos de Transmissão e Distribuição e do CE-B5 Comitê de Proteção e Automação do CIGRE Brasil. 

O engenheiro realizou, ainda, mais uma apresentação, relativa ao informe técnico sobre "Aplicações da Norma IEC 61850 - Sistemas de Automação Operando Redes de Comunicação", resultado do Grupo de Trabalho GT B5-01 coordenado por ele. O estudo avaliou a extensa bibliografia dos diversos trabalhos técnicos publicados pela CIGRE, relacionados à norma IEC 61850 que trata da implantação de subestação digital.

O objetivo foi criar um documento de referência para orientar a implantação de sistema de proteção, automação e controle totalmente digital. O trabalho aponta para a viabilidade desta solução e destaca a necessidade de realizar toda a engenharia da implementação, definindo os requisitos, documentações, normas, funcionalidades, segurança cibernética, procedimentos, qualificações e ferramentas. O estudo concluiu que a mudança tecnológica será bem sucedida se bem planejada e se a empresa, seus processos e o perfil técnico das equipes forem adequados para este novo ambiente.

            


Assessoria de Imprensa | CGT Eletrosul

(48) 3231-7588 | imprensa@cgteletrosul.gov.br

 

voltar        topo da página

CGT Eletrosul
Rua Deputado Antônio Edu Vieira, 999 - Pantanal - Florianópolis - SC.
Telefone: (48) 3231-7000
  • Siga-nos pelo Facebook
  • Siga-nos pelo Twitter
  • Siga-nos pelo Youtube
  • Siga-nos pelo Instagram
  • Siga-nos pelo Youtube