Megawatt

21 de fev. de 2022 CGT Eletrosul investirá R$ 2,1 bilhões no Parque Eólico Coxilha Negra

Foram assinados os contratos entre a CGT Eletrosul e a empresa WEG para o fornecimento de 72 aerogeradores de 4,2 MW, fabricados no Brasil, incluindo os serviços de logística, montagem e comissionamento, além de operação e manutenção dos equipamentos do Parque Eólico Coxilha Negra.

O novo empreendimento da CGT Eletrosul, que será implantado no município de Sant’Ana do Livramento, no Rio Grande do Sul, terá a capacidade instalada de 302,4 MW – energia equivalente ao consumo de uma região com 1,7 milhão de habitantes. Os investimentos no Parque Eólico Coxilha Negra estão estimados em R$ 2,1 bilhões.

Comprometida com o desenvolvimento socioeconômico de sua área de atuação, a CGT Eletrosul prossegue investindo em projetos que proporcionam reforço ao sistema energético do Brasil. O novo empreendimento de geração está alinhado ao Plano Estratégico das Empresas Eletrobras 2020-2035.

O projeto do Parque Eólico Coxilha Negra já conta com licença ambiental de instalação, emitida pelo Ibama. O sistema de transmissão do empreendimento será composto por duas subestações coletoras.

As obras do Parque Eólico Coxilha Negra devem começar até o final do primeiro semestre de 2022. Estima-se a criação de 310 empregos diretos e cerca de 150 indiretos, movimentando de forma significativa a economia local. Já o início da operação do empreendimento está previsto para ocorrer até o final do ano de 2024. A energia gerada será comercializada no Mercado Livre.

Expansão da Geração Eólica

Atualmente, a CGT Eletrosul é proprietária exclusiva do Complexo Cerro Chato, composto por seis parques eólicos, com 69 aerogeradores em plena operação e 138 MW de potência instalada. Agora, a empresa promove a continuidade de sua política de investimentos e amplia a geração eólica na região de Sant’Ana do Livramento, por meio da construção do Parque Coxilha Negra, que será instalado em áreas limítrofes às unidades já existentes. Com a implantação do novo empreendimento, a CGT Eletrosul alcançará a marca de 440 MW de geração a partir da força dos ventos – energia equivalente ao consumo de uma cidade com cerca de 2,5 milhões de habitantes.

CGT Eletrosul e WEG assinaram contrato para novo parque eólico. (Foto: Jhenni Quaresma)