Subestação

Notícias A- A+

3 de dez. de 2021 CGT Eletrosul apresenta XV Seminário Técnico de Proteção e Controle

Finalizamos esta série especial com o último trabalho apresentado pela CGT Eletrosul no XV Seminário Técnico de Proteção e Controle do CIGRE Brasil. Representando a empresa, o engenheiro eletricista Giovanni Baptista Fabris, da Divisão de Engenharia da Operação. O especialista apresentou o artigo técnico IT 36: “Análise do Comportamento das Proteções Digitais de Linha de Transmissão quando submetidas à frequência fora da faixa de operação – Alteração do Cálculo dos Fasores devido à variação de frequência em um caso real”.

O trabalho relatou um caso real de atuação indevida da proteção contra sobretensão, devido ao erro da estimação de seus fasores, quando a frequência do sinal de tensão não era compatível com a frequência de amostragem. Foram ilustrados resultados comparativos entre reais, simulados e obtidos, em teste de laboratório, onde se avaliou o comportamento da proteção contra sobretensão do IED (intelligent electronic device) de uma linha de transmissão de 230 kV.

Também foram realizados estudos sobre algoritmos de estimação de fasores e de rastreio de frequência utilizados em IED. Após as análises e estudos, a solução de alterar o canal analógico de referência de frequência para um canal imune às oscilações de frequência foi proposta, testada em laboratório e aplicada em campo. O artigo auxiliou na compreensão da dependência da estimação fasorial ao rastreio de frequência e suas consequências nos sistemas de proteções digitais. Participaram, também, dos estudos e elaboração do trabalho os engenheiros eletricistas Claudenei Simão e Marcelo Luiz Poleto, ambos lotados na DEOP.

 

voltar        topo da página

CGT Eletrosul
Rua Deputado Antônio Edu Vieira, 999 - Pantanal - Florianópolis - SC.
Telefone: (48) 3231-7000
  • Siga-nos pelo Facebook
  • Siga-nos pelo Twitter
  • Siga-nos pelo Youtube
  • Siga-nos pelo Instagram
  • Siga-nos pelo Youtube