Torres

26 de jul. de 2021 Certificado de energia renovável da Hidrelétrica Teles Pires

A Hidrelétrica Teles Pires, da qual a CGT Eletrosul detém 24,7% de participação societária, está habilitada a comercializar títulos referentes à energia gerada pelo empreendimento. Isso é possível depois de um processo de auditoria e inserção da usina à plataforma I-REC, sigla em inglês para Certificados de Energia Renovável.

Certificado demonstra práticas energéticas sustentáveis

Os títulos poderão ser comercializados e transferidos para empresas que, ao contratá-los, incentivam diretamente a geração de energia limpa, contribuindo com o combate às mudanças climáticas. Essa é uma forma amplamente aceita no mercado financeiro global para demonstrar práticas energéticas sustentáveis e equilibrar emissões de gases de efeito estufa (GEE)​. Esse tipo de negociação pode ser feito tanto por clientes do mercado livre quanto do ambiente regulado.

A hidrelétrica, localizada entre Jacareacanga (PA) e Paranaíta (MT), possui capacidade instalada de 1.820 MW, sendo considerada uma das mais eficientes do país. Cada I-REC equivale a 1MWh de energia gerada.

Assessoria de Imprensa | CGT Eletrosul

(48) 3231-7588 | imprensa@cgteletrosul.gov.br