All

Notícias A- A+

3 de jun. de 2022 Biomonitoramento da atividade pecuária na região da UTE Candiota

A série de notícias referentes ao Programa de Biomonitoramento Ambiental chega na sua última edição, abordando a atividade pecuária. O assunto compõem a sequência da pesquisa realizada no entorno da Termelétrica Candiota, com o objetivo de avaliar as variáveis biológicas da região, parte da condicionante da Licença de Operação 991/2010 - 1ª Renovação.

O trabalho é desenvolvido pela Fundação Luiz Englert , sob o gerenciamento da CGT Eletrosul por meio do Departamento de Gestão Ambiental e Fundiária e supervisão da Divisão de Gestão Ambiental da Usina Termelétrica de Candiota.  Entre os objetivos relacionados ao monitoramento do controle pecuário, está a  avaliação da possibilidade de impacto das emissões do empreendimento sobre o rebanho da região. O mesmo é realizado em cinco unidades produtivas denominadas Estações Amostrais (EA).

A atividade de análise engloba a verificação de alterações dentárias nos animais, assim como possíveis influências encontradas no solo e nas plantas. É selecionada uma área homogênea em cada EA, com animais em pastoreio, para coleta de amostras. No solo, ocorre a coleta de um mínimo de 25 unidades amostrais com profundidade de 0 a 20 cm, seguidas de 18 unidades amostrais para o extrato vegetal. Para os animais é constituído um grupo amostral de ovinos, preferencialmente com mais de dois anos de idade e na propriedade por igual período. Quanto ao rebanho bovino, a amostragem é semestral, verificando-se que o sistema produtivo frequente é o de terminação - aquisição para criação e abate.

Assim, encerramos a série de notícias que demonstraram como é avaliada a qualidade da água e do ar, o ambiente aquático e terrestre, e a atividade pecuária. Esses são os indicadores ambientais do entorno da UTE Candiota inseridos no Programa de Biomonitoramento.


Análise terrestre aborda a atividade pecuária
(Fotos: Fundação Luiz Englert)

VEJA O HISTÓRICO DA SÉRIE:

1ª Edição:
CGT Eletrosul e UFRGS realizam biomonitoramento ambiental na UTE Candiota

2ª Edição:
Biomonitoramento de ambiente aquático na região da UTE Candiota

3ª Edição:
Pesquisa avalia qualidade da água na região da UTE Candiota

4ª Edição:
Biomonitoramento ambiental terrestre na região UTE Candiota

5ª Edição:
Estudos avaliam qualidade do ar na região da UTE Candiota

 

voltar        topo da página

CGT Eletrosul
Rua Deputado Antônio Edu Vieira, 999 - Pantanal - Florianópolis - SC.
Telefone: (48) 3231-7000
  • Siga-nos pelo Facebook
  • Siga-nos pelo Twitter
  • Siga-nos pelo Youtube
  • Siga-nos pelo Instagram
  • Siga-nos pelo Youtube