Usina

Notícias A- A+

22 de mai. de 2022 Aniversário de 11 anos da Subestação Cerro Chato

Localizada na Fronteira Oeste do Rio Grande do Sul, em Sant’Ana do Livramento, a Subestação Cerro Chato completa, hoje (22/05), 11 anos de operação comercial. A unidade é fundamental para a região, visto que sua energia atende os municípios de Alegrete, Uruguaiana, Dom Pedrito, Rosário do Sul, Bagé, entre outras – além da cidade onde está inserida e o Sistema Interligado Nacional (SIN).

O empreendimento possui sete transformadores e potência instalada de 245 MVA. Cruzam pelo seu perímetro linhas subterrâneas e aéreas de 34,5 kV, provenientes dos parques eólicos adjacentes, e a LT Cerro Chato – Livramento 2 (230 kV). A subestação é mantida pelo Centro Regional de Manutenção e Apoio à Operação de Sant’Ana do Livramento, sendo telecontrolada pelo Centro de Operação do Sistema Elétrico da empresa.

Está em fase de desenvolvimento a lista de especificações técnicas para contratação das obras da ampliação "E". O investimento refere-se à implantação de compensação reativa, junto ao procedimento de rede do Operador Nacional do Sistema (ONS). Após estudo conjunto entre CGT Eletrosul e o ONS, foi definida a instalação de um reator de 34,5 kV - 1,71 Mvar e outro de 34,5 kV - 4,2 Mvar, nos secundários dos Transformadores 5 e 7, com previsão de conclusão para agosto de 2023.


Unidade atende municípios da Fronteira Oeste gaúcha
(Foto: Luiz Antonio Rosanelli)

voltar        topo da página

CGT Eletrosul
Rua Deputado Antônio Edu Vieira, 999 - Pantanal - Florianópolis - SC.
Telefone: (48) 3231-7000
  • Siga-nos pelo Facebook
  • Siga-nos pelo Twitter
  • Siga-nos pelo Youtube
  • Siga-nos pelo Instagram
  • Siga-nos pelo Youtube