Megawatt

Destaque A- A+

20 de mai. de 2022 Biomonitoramento terrestre na UTE Candiota

A série de notícias sobre o Programa de Biomonitoramento Ambiental desta semana aborda os aspectos terrestres associados à flora, avifauna e a herpetofauna. Os temas compõem a pesquisa realizada no entorno da Usina Termelétrica Candiota, no Rio Grande do Sul. O objetivo da pesquisa é avaliar a diversidade biológica da região, parte da condicionante da Licença de Operação 991/2010 - 1ª Renovação.

O trabalho é desenvolvido pela Fundação Luiz Englert, junto à Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), sob o gerenciamento da CGT Eletrosul, por meio do Departamento de Gestão Ambiental e Fundiária e supervisão da Divisão de Gestão Ambiental da Usina Termelétrica de Candiota.

O programa de monitoramento da flora contempla o estudo da vegetação campestre, com a finalidade de examinar a composição e a estrutura local; identificar a presença de espécies em extinção, exóticas e exóticas invasoras; e verificar a ocorrência de alterações na vegetação. Os estudos ligados aos grupos de aves favorecem o uso da avifauna como indicador de qualidade nos ambientes. Ao longo do monitoramento, 209 espécies foram registradas na área de influência da usina. Já a classe herpetofauna abrange grupos biológicos de anfíbios e répteis. A região da Campanha Gaúcha tem uma enorme riqueza de animais e um bioma bastante dinâmico. O principal objetivo deste monitoramento é validar a ocorrência dessas comunidades na área de influência da Termelétrica Candiota.


Estudo analisa flora, avifauna e herpetofauna (Fotos: Fundação Luiz Englert)

VEJA O HISTÓRICO DA SÉRIE:

1ª Edição:
CGT Eletrosul e UFRGS realizam biomonitoramento ambiental na UTE Candiota

2ª Edição:
Biomonitoramento de ambiente aquático na região da UTE Candiota

3ª Edição:
Pesquisa avalia qualidade da água na região da UTE Candiota

 

voltar        topo da página

CGT Eletrosul
Rua Deputado Antônio Edu Vieira, 999 - Pantanal - Florianópolis - SC.
Telefone: (48) 3231-7000
  • Siga-nos pelo Facebook
  • Siga-nos pelo Twitter
  • Siga-nos pelo Youtube
  • Siga-nos pelo Instagram
  • Siga-nos pelo Youtube